SOBRE IN ACQUA VERITAS SPA

O In Acqua Veritas SPA está localizado no coração da cidade de Évora, património mundial UNESCO, cidade repleta de vestígios romanos. Este SPA pretende recriar o ambiente dos antigos banhos romanos, sendo único no país!

Apesar do conceito de SPA estar muito associado a tratamentos de massagem e estética, na sua origem SPA pode corresponder às seguintes mensagens: «salus per aquam» ou  «salutem per aquam»  – o bem-estar físico por intermédio da água; «sanus per aquam»- a saúde pela água; ou «sanum per aquam» – chegar à saúde pela água.

Todas estas expressões em latim relacionam a saúde e o bem-estar físico com a água.

O SPA Romano

O processo de SPA romano é simples e passa por utilizar alternadamente 3 piscinas com temperaturas diferentes. O tepidarium, piscina de água morna (cerca dos 32ºC), com efeito relaxante; O caldarium, piscina de água muito quente (cerca de 40ºC), que para além da maximização do efeito de relaxamento muscular tem também efeitos de vasodilatação, com melhoria do fluxo sanguíneo e abertura dos poros, o que contribui para a regeneração da pele; E por último o frigidarium, piscina de água fria (cerca de 16ºC), com efeito revigorante, estimulando a pele e couro cabeludo, contribuindo para a melhoria do efeito de retorno de sangue venoso ao coração e para o encerramento dos poros.

Ao entrar no recinto pode desfrutar dos banhos, num ambiente climatizado, em várias piscinas de água fria, temperada e quente, com jactos de água e cascatas cujo ruído de fundo proporciona um ambiente de relaxamento.

Para uma sensação de relaxamento total poderá ainda usufruir de uma massagem, tornando esta experiência única.

No Jardim de Inverno poderá tomar um chá ou degustar os vinhos e tapas tipicamente Alentejanos.

Os Banhos Romanos em Évora

Os antigos banhos romanos ou termas romanas de Évora, terão sido construídos entre os séculos II e III e estão localizados no edifício da Câmara Municipal de Évora, na Praça do Sertório, a escassos metros do In Acqua Veritas. Foram descobertas no final de 1987, aquando das escavações arqueológicas na parte mais antiga do edifício da Câmara Municipal. Terão sido estas as termas públicas da cidade da época… e possivelmente, também, o maior edifício público da Évora Romana, com cerca de 300 m2.

banhos romanos evoraevora roman baths

Sobre as nossas Experiências

Aqui poderá relaxar desfrutando duma massagem relaxante, degustando o nosso chá e apreciando os sabores e tradições da Região Alentejo.
O nosso programa inclui eventos sazonais com concertos, noites temáticas e comemorações locais.

A experiência aqui proporcionada vai muito além dum banho numa piscina aquecida, recuperando técnicas ancestrais de relaxamento, como a utilização sequencial das piscinas de água tépida, quente e gelada, seguida de massagens. Aqui a essência dos banhos romanos é recuperada… aqui o convívio, o lazer e o relaxamento permitem retemperar energias para continuar a visita à nossa fantástica cidade de Évora!

O nosso Espaço

O espaço, com cerca de 326 m2, está localizado na denominada “Casa Nobre da Rua do Imaginário” (XVIII-XIX) e está classificado como Edificação de Valor Patrimonial E1, sendo a sua fachada classificada como de valor patrimonial F1. Trata-se dum espaço amplo com abóbodas e arcos gastos pelo tempo. Foi necessário um longo e minucioso trabalho de recuperação para adaptar o local para esta actividade. Não foi fácil salvaguardar os aspectos arquitectónicos e espaciais existentes que se consideram relevantes em termos patrimoniais e altamente valorizadores da experiência do visitante.

O edifício onde está inserido o espaço é parte integrante da experiência que se pretende transmitir. Grande parte do conceito assenta na História da cidade, bem como no seu património edificado, tendo os trabalhos de recuperação sido essenciais para realçar a beleza do edifício. Os acabamentos das piscinas e chão da sala de banhos e massagens com mármore da região Alentejo e a recuperação de arcos, abóbodas  e paredes de forma a ficar visível a idade e tecnologia utilizada na construção do edifício, são pormenores que valorizam toda a experiência de cultura, lazer e relaxamento.